Você esta minerando criptomoeda?
Você esta minerando criptomoeda?
Ola Friends!
Você já percebeu que ao acessar alguns sites o seu computador ficou lento? Seu computador pode estar sendo utilizado para minerar criptomoeda!
No mês de setembro diversos sites publicaram uma notícia dizendo que o maior site de torrentes o The Pirate Bay estava utilizando secretamente uma API da Coinhive para mineirar a criptomoeda Monero sem o conhecimento dos usuários.
Esta API é baseada em javascript e devido a simplicidade da integração e compatibilidade com todos os navegadores modernos foi amplamente difundida, qualquer pessoa que visite um site com este script tem o seu processador “sequestrado” para fazer a mineração.
Após a noticia que acabou difundindo a técnica sites que já estavam comprometidos ou vulneráveis estão sendo utilizados para minerar a criptomoeda, foi o que aconteceu com o site cidadao.sp.gov.br do governos de SP que teve inserido em seu código o script e segundo a assessoria de impressa havia sido hackeado.
Após dois meses a técnica sofreu uma “mutação” que foi identificada pela empresa Malwarebytes, administradores/hackers para continuar a mineirar a criptomoeda mesmo após o site ser fechado clicando no “X” o processo do navegador permanece aberta devido a um pop-under que é dimensionado para se encaixar na barra de tarefas e se esconder atrás do relógio do Windows.
Este tipo de pop-under foi projetado para ignorar os adblockers e é muito mais difícil de identificar por causa da habilidade de se esconder, fechar o navegador usando “X” não é o suficiente e os usuários mais técnicos podem verificar no Gerenciador de Tarefas para garantir que não haja processos do navegador em execução.
Curta e compartilhe nas redes sociais!
Encontrou algum erro? Escreva nos comentários.
Veja Também:
Evento: Microsoft Tech Summit São Paulo 2017
Fontes:
thehackernews.com/2017/11/cryptocurrency-mining-javascript.html
thehackernews.com/2017/10/coinhive-cryptocurrency-miner.html
thehackernews.com/2017/09/pirate-bay-cryptocurrency-mining.html