Notícia: Maior ataque DDoS do mundo
Notícia: Maior ataque DDoS do mundo
Seu device pode ter participado do maior ataque cibernético que a Internet tem testemunhado.
Se você possui um dispositivo inteligente como televisores conectados à Internet, carros ou geladeira, você já pode ter feito parte de um botnet de milhões de dispositivos infectados que foi usado para lançar o maior ataque DDoS conhecido até hoje, com picos de mais de 1 Tbps de tráfego.
O provedor de hospedagem com sede na França OVH foi vítima de Distributed Denial of Service (DDoS) recorde que atingiu mais de um terabit por segundo (1 Tbps) durante a semana passada.
À medida que a Internet das Coisas (IoT) ou dispositivos conectados crescem a um grande ritmo, o numero de ataques cresce junto.
IOTs estão sendo implantados em uma grande variedade de dispositivos da sua casa, empresas, hospitais e até mesmo cidades inteiras ( cidades inteligentes ), mas com frequência estão sendo usados como armas em ataques cibernéticos devido à falta de segurança.
Octave Klaba, o fundador e CTO da OVH, revelou no Twitter na semana passada que sua companhia foi atingida com ataques de dois DDoS simultâneos cuja largura de banda combinada chegou a quase 1 Tbps.
“Nos últimos dias, temos recebido vários DDoS. Aqui, a lista dos ” maiores que 100 Gbps”. Você pode ver os DDoS simultâneos estão perto de 1 Tbps !”
Uma captura de tela enviada por Klaba mostra vários ataques DDoS que excedem 100 Gbps, incluindo um que atingiu um pico de 799 Gbps por si só, tornando-se o maior ataque DDoS já registrado.
De acordo com o fundador da OVH, o ataque DDoS em massa foi realizado através de uma rede de mais de 152.000 dispositivos IoT, que inclui câmeras de CFTV e gravadores de vídeo pessoais.
DDoS IOT-alimentados ataques atingiram agora uma dimensão sem precedentes, uma vez que é muito fácil para hackers ganhar controle de equipamentos mal configurados, ou vulneráveis. No ano passado, nós informamos que os fabricantes dos IOTs e roteadores domésticos estão reutilizando o mesmo conjunto de SSH hard-coded (Secure Shell) chaves criptográficas, deixando milhões de dispositivos vulneráveis, incluindo roteadores domésticos, modems e câmeras IP abertos para hijacking.
E o pior parte é que estes equipamentos inseguros ou IoT não estão mais em linha para atualizações de segurança, o que torna possível para os hackers rouba-los quando estes dispositivos estiverem conectados.
Fonte: thehackersnews.com