Tutorial: The Open Monitoring Distribution – OMD
Tutorial: The Open Monitoring Distribution – OMD
The Open Monitoring Distribution – OMD implementa um conceito completamente novo de como instalar, manter e atualizar um sistema de monitoramento construído sobre Nagios.
OMD evita o tedioso trabalho de compilação e integração de addons Nagios e, ao mesmo tempo evitando os problemas de instalações pré-embalados que vêm com a sua distribuição Linux, que são na maioria das vezes ultrapassada e não fornecem atualizações regulares manualmente.
Os pacotes OMD em conjunto com Nagios e com addons importantes podem ser facilmente instalado em todas as principais distribuições Linux. OMD mantém e distribui pacotes para as principais distribuições do mundo Open Source.
Características
- várias instâncias por host: OMD suporta múltiplas instâncias separadas com Nagios na mesma máquina – as chamadas locais , ou seja, para uma produção e uso de um ambiente de teste.
- usuário omd separado por instancia: Cada site tem seu próprio usuário operacional. Sem permissões de root são necessários para a administração.
- script baseado por tarball building: Se você decidir compilar omd por si mesmo, você tem um único arquivo tar com todos os caminhos necessários e binários. Instalar este arquivo em hosts é tão simples como extrair um arquivo tar comum.
- simples criação de novos sites:
omd create site
cria o site eomd start
inicia o serviço. - apoiando diferente versão omd ao mesmo tempo: você pode instalar versões diferentes em paralelo, ou seja, executando sua instância de produção com a última versão hard rock e usando a versão mais atual em seu ambiente de teste. Existe o
omd upgrade
disponível, mas neste momento não contar com ele, é experimental! - Independente do Linux – Caminhos iguais: Instala o omd em /opt/OMD em todas as plataformas. Se você não gosta disso, você pode ligar simbolicamente omd para cada local que você deseja.
- otimizações de velocidade: usando ncpdmod (módulo NEB) para o processamento de dados de desempenho, rrdcached para acelerar rrdtools, tmpfs para resultados de verificação e livestatus para alguns webfrontends tentamos reduzir o disco I / O.
O que contém no OMD
OMD atualmente vem com os seguintes softwares:
- Nagios
- Monitoring Plugins (Former known as Nagios-Plugins)
- nsca
- check_nrpe
- Icinga
- Shinken
- NagVis
- pnp4nagios
- rrdtool/rrdcached
- Check_MK
- MK Livestatus
- Multisite
- Dokuwiki
- Thruk
- Mod-Gearman
- check_logfiles
- check_oracle_health
- check_mysql_health
- jmx4perl
- check_webinject
- check_multi
Instalação
Primeiramente, realizar o download:
Será demonstrado a instalação em todos os Linux acima, os primeiros passos são iguais, depois pule para a sua distribuição:
Primeiro, criar a pasta de instalação e acessá-la:
# mkdir /opt/install && cd /opt/install
Mova o arquivo de instalação que foi feito o download para a pasta /opt/install.
Ubuntu e Debian
Após mover o arquivo de instalação, faça a instalação do arquivo .deb:
# dpkg -i omd_arquivo_de_instalação.deb
Muito provavelmente, ele dirá que não foi instalado e/ou acusará alguns erros, para a conclusão da instalação, revolta as dependências com apt-get:
# apt-get install -f
CentOS/RHEL/Suse
Após mover o arquivo de instalação, faça a instalação do arquivo .rpm:
# rpm -ivh omd_arquivo_de_instalação.rpm
Suse
Após mover o arquivo de instalação, faça a instalação do arquivo .rpm:
zypper install omd_arquivo_de_instalação.rpm
Configuração
Após instalar a ferramenta, os demais passos são iguais para quaisquer plataformas citadas. Agora, vamos criar o site, escolha um nome para o seu ambiente de monitoramento:
# omd create check
Importante frisar que o nome dado aqui será o nome de acesso da url (Ex. http://ipdoservidor/check) não crie site com nome maiúsculo, faça o mais simples possível.
Após executar o comando “omd create”, o terminal exibirá uma mensagem que foi criado com sucesso e exibirá o usuário e senha para realizar o acesso, é recomendado mudar a senha do usuário “omdadmin”:
# su - check
# htpasswd /etc/htpasswd omdadmin
Será solicitado que insira uma nova senha para o usuário omdadmin. Agora, podemos iniciar o serviço:
# omd start check
Pronto, seu ambiente foi instalado com sucesso, basta abrir o navegador e acessar:
http://ipdoservidor/check
Será exibido uma lista de serviços de monitoramento, recomendo a escolha do CHECK_MK, pois é a melhor ferramenta de monitoramento, além de ser mais fácil.
Pronto, ambiente configurado e pronto para ser usado!
Não sabe instalar o CHECK_MK, acesse Tutorial: Instalação Nagios + Check_MK
Tutorial: The Open Monitoring Distribution – OMD – Friends T.I http://t.co/lcxNTgudQt via @friends_ti
Mais um Tutorial do nosso amigo Allan Ferreira! http://t.co/ayBXMYjP7D