Notícia: Mais de 65% de empresas brasileiras já registraram incidentes de segurança
Notícia: Mais de 65% de empresas brasileiras já registraram incidentes de segurança
Mais de 65% das empresas brasileiras apontaram ter tido problemas de segurança da informação. É o que indica estudo realizado pela Eset, fornecedora de soluções para segurança da informação. De acordo com o levantamento, o malware foi o incidente mais registrado com 83,56% das empresas afetadas. Essa porcentagem representa quase o dobro da contabilizada nos demais países da América Latina, onde os malwares são citados por 44% das empresas consultadas em um estudo similar realizado pela Eset.
A exploração de vulnerabilidades aparece como o segundo incidente com segurança da informação mais comum entre as companhias brasileiras, citado por 19% dos entrevistados, seguido por phishing, com 18%. Na América Latina, exploração de vulnerabilidades aparece com 14% e phishing com 15%.
Para reforçar a proteção, as soluções tecnológicas mais utilizadas pelas empresas brasileiras foram: antivírus (65,9), firewall (64%) e backup (20,6%). O estudo mostra também que, apesar de serem importantes tendências na área de segurança da informação, as soluções para dupla autenticação ainda são pouco usadas pelas empresas brasileiras, sendo citadas por só 0,5% dos entrevistados. Outro fato relevante é que só 1,4% das companhias utiliza tecnologias para segurança dos dispositivos móveis.
O levantamento também indica que 64% das empresas pesquisadas têm uma política de segurança definida, no entanto, investimentos em outros controles de gestão são inferiores a 30%. Medidas como Planos de Resposta a Incidentes (PRI) e Planos de Continuidade de Negócios (PCN) são implementadas por menos de um quarto das empresas pesquisadas.
“Esse cenário indica que mais de 80% das empresas brasileiras pesquisadas não possuem um plano definido sobre como atuar após um ataque. O que aumenta os riscos e os custos das organizações em casos de incidentes”, finaliza Camillo Di Jorge, country manager da Eset Brasil.
Fonte: ITForum365