Tutorial: Como criar NAT no pfSense

Tutorial: Como criar NAT no pfSense

Tutorial: Como criar NAT no pfSense

Olá friends blz?

Faz algum tempo que não posto nada sobre pfSense, peço desculpas mas infelizmente não tenho trabalhado com a ferramenta no meu dia a dia e tenho estudado outras coisas.

Recentemente eu instalei o pfSense 2.4 para dar uma fuçada, veja abaixo breve tutorial de como criar regra de NAT no pfSense (Nat Port Foward)

NAT Port Foward é utilizando quando você precisa que usuários de fora da rede acesse serviços em sua rede interna. Por exemplo FTP, RDP, SSH, HTTP e HTTPS

Neste tutorial eu criei um NAT Port Foward para acessar o meu pfSense através da internet.

Para criar o NAT clique em Firewall – NAT

Firewall – NAT – Port Foward



Em seguida clique em ADD e complete os campos com as informações necessárias

Interface: WAN

Protocolo: TCP

Destination: Wan address

Destination Port Range: HTTP

Redirect target IP: IPSERVIDOR

Redirect target port: HTTP

Description: Descrição da Regra

Filter rule association: Add associated filter rule

Configurando NAT Foward pfSense

Após clicar em salvar caso esteja tudo certo será criado o NAT Foward e também uma nova regra de firewall.

Nat Foward Criado

Nat Foward Criado

 

Regra de firewall criada

Caso você tenha realizado o passo a passo corretamente após aplicar as regras você deve consegui acessar a pagina web do seu pfSense através da internet.

Se for necessário configurar outros serviços basta saber qual porta e protocolo e substituir.

Gostou? Curta e compartilhe!

Duvidas, críticas ou elogios deixe nos comentários!

Veja também:

Dica: Ping externo na WAN do pfSense

Tutorial: Relatórios do PFSense

 

 

Jean Oliveira

Profissional de Tecnologia da Informação com 10 anos de experiência em empresas de diversos portes. Ampla experiência em administração de servidores Windows, implantação e administração de serviços AD, DNS, DHCP, DFS, GPO, WDS e WSUS. Forte atuação em suporte e administração de servidores virtuais com Hyper-V e VMWare, conhecimentos avançados em Veeam Backup e Veritas BackupExec. Experiência em suporte e administração de Citrix Virtual Apps e Desktops. Vivencia em monitoramento de redes e servidores com Zabbix e SolarWinds. Conhecimentos avançados em desenvolvimento de scripts para automação de tarefas com PowerShell. Foco na melhoria da experiência do usuário e redução de custos operacionais. Capacidade de análise de problemas em ambientes de missão crítica propondo soluções rápidas e efetivas, profissional dinâmico, comprometido, proativo e diligente.

Related Posts
Comments ( 2 )
  1. Paulo
    15 de outubro de 2020 at 18:43
    Reply

    Boa tarde jean, tudo bem?

    Estou com uma situação na empresa em que trabalho, poderia me ajudar?

    Implantamos o pfSENSE 2.4.5 RECENTEMENTE, AINDA ESTOU PEGANDO AS PRÁTICAS COM ELE, MAS JÁ ESTÁ NOS ATENDENDO DEMAIS. pOIS BEM, LIBERAMOS TODAS AS PORTAS LANs que de fato utilizamos, como bancos, navegação, e outras para programas específicos.

    No entanto, utilizamos um software de folha de pagamento de uma empresa de outra cidade, e ela pra acessar as máquinas do escritório remotamente para manutenção da base de dados na máquina local utilizam o isl ONLINE, E NÃO CONSEGUEM ACESSAR POR ELE. AS PORTAS CORRESPONDENTE AO MESMO QUE SÃO 80, 81, 443, 7615 E 3389 ESTÃO TODAS LIBERADAS NA LAN, O QUE MAIS PODERIA FAZER PRA RESOLVER? nÃO SEI CONFIGURAR O NAT, ESTE ENTÃO ESTÁ LÁ SEM EU TER FEITO QUALQUER ALTERAÇÃO.

    sE EU FIZER O PROCEDIMENTO ACIMA EM SEU TUTORIAL ELE NÃO VAI LIBERAR QUALQUER ACESSO EXTERNO NÃO? gOSTARIA DE LIBERAR SOMENTE ESTE ACESSO E NÃO GERAL.

    fICA NO AGUARDO.

    • Jean Oliveira
      Jean Oliveira
      23 de novembro de 2020 at 19:27
      Reply

      Opa, ja falamos por e-mail. Boa sorte!

Leave a reply
Captcha Click on image to update the captcha .