Tutorial: Remover Licença Office ProPlus de uma estação de trabalho

Tutorial: Remover Licença Office ProPlus de uma estação de trabalho

Tutorial: Remover Licença Office ProPlus de uma estação de trabalho

E ai Friends!

How are you doing? (Joey)

Para iniciar os posts em 2018 com pé direito hoje trago para vocês como remover o licença do Office ProPlus instalado em uma estação de trabalho.

Ai você me pergunta, mas para que eu precisaria remover a licença do Office de uma estação de trabalho?

Eu estava num cliente estes dias e não sei porquê quando um novo usuário logava num computador onde outro usuário ja havia utilizado o Office estava dando falha ao acessar o Skype for Business.

Certo mas o problema parece não tem nada a ver com a licença!

Realmente eu também acho, mas os técnicos estavam desinstalando o Office ProPlus e reinslando para então poder registrar a licença em nome do novo usuário e poder corrigir o problema.

Pra mim a causa ainda não é esta do problema do Skype for Business e eu não pude continuar analisando para saber a causa raiz 🙁

Para que os técnicos de campo não tivessem o trabalho de desinstalar e reinstalar eu utilizei um script em .vbs que fica dentro dos arquivos da instalação, veja abaixo o passo a passo:

Abra o CMD como administrador e acesse

x86
C:\Program Files (x86)\Microsoft Office\Office16

x64
C:\Program Files\Microsoft Office\Office16

Agora execute o arquivo ospp.vbs conforme o comando abaixo para verificar as licenças instaladas

cscript ospp.vbs /dstatus

Verificando licenças Office ProPlus

Veja que esta estação de trabalho possui duas licenças instaladas, a primeira é licença ProPlus e a segunda a padrão de 5 dias denominada Grace Edition.

O próximo passo execute o comando novamente porem agora com outro parâmetro e informe os últimos 5 caracteres da licença.

cscript ospp.vbs /unpkey:JQHKC

Licença Office ProPlus removida

Ao abrir o Word veja a tela para aceitar os termos.

Aceitar termos do Word

Após aceitar o produto foi ativado conforme podemos ver nas imagens abaixo.

Gostou? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Veja também:

Grupo de Office 365 no Telegram

Notícia: Microsoft abre processo contra endereço IP acusando de pirataria

 

Jean Oliveira

Profissional de Tecnologia da Informação com 10 anos de experiência em empresas de diversos portes. Ampla experiência em administração de servidores Windows, implantação e administração de serviços AD, DNS, DHCP, DFS, GPO, WDS e WSUS. Forte atuação em suporte e administração de servidores virtuais com Hyper-V e VMWare, conhecimentos avançados em Veeam Backup e Veritas BackupExec. Experiência em suporte e administração de Citrix Virtual Apps e Desktops. Vivencia em monitoramento de redes e servidores com Zabbix e SolarWinds. Conhecimentos avançados em desenvolvimento de scripts para automação de tarefas com PowerShell. Foco na melhoria da experiência do usuário e redução de custos operacionais. Capacidade de análise de problemas em ambientes de missão crítica propondo soluções rápidas e efetivas, profissional dinâmico, comprometido, proativo e diligente.

Related Posts
Leave a reply
Captcha Click on image to update the captcha .